Acessibilidade / Reportar erro

Ultrassonografia aplicada à descrição de ajustes de qualidade vocal em adultos falantes do português brasileiro

RESUMO

Objetivo:

relacionar imagens de ultrassonografia com dados perceptivo-auditivos de ajustes de qualidade vocal em adultos falantes do português brasileiro.

Métodos:

o corpus foi constituído por amostras da fala (sentenças constantes do material instrutivo do roteiro Vocal Profile Analysis Scheme -VPAS-PB) de sete sujeitos adultos de ambos os gêneros, gravadas simultaneamente por meios acústico e ultrassonográfico. A análise dos dados versou dos julgamentos perceptivo-auditivos da qualidade vocal e imagens ultrassonográficas geradas pelo software AAA.

Resultados:

ajustes de qualidade vocal referentes à posição do corpo da língua e à extensão de língua e de mandíbula encontraram correspondências aos contornos de imagens ultrassonográficas da língua em segmentos chave eleitos (vogais orais), especialmente aqueles em maiores graus de manifestação.

Conclusão:

ajustes de qualidade vocal detectados na esfera perceptiva com respeito a corpo de língua e mandíbula encontram correspondência com as imagens de ultrassom.

Descritores:
Qualidade da Voz; Língua; Ultrassom; Fonética; Percepção da Fala; Adultos

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br