Acessibilidade / Reportar erro

Vocabulário expressivo e receptivo em crianças da pré-escola e fatores socioeconômicos

RESUMO

Objetivo:

avaliar o vocabulário expressivo e receptivo de crianças pré-escolares e traçar a relação com diferentes fatores socioeconômicos.

Métodos:

foram avaliadas 108 crianças, com idades entre 4 e 6 anos, sendo 84 de uma pré-escola pública e 24 de pré-escola particular, com os seguintes instrumentos: CMMS - Escala de Maturidade Mental Colúmbia; ABFW; Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP); CONFIAS - Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial; Teste de Nomeação Automática Rápida (NAR); Questionários para a definição de classificação econômica, saúde geral e hábitos familiares. Para as análises estatísticas foram utilizados: o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, as correções Bonferroni post hoc para verificar diferenças significantes e a correlação de Sperman.

Resultados:

os resultados demonstraram relação estatisticamente significante entre fatores como faixa salarial, escolaridade da mãe e do pai e desempenho nos testes de vocabulário receptivo, expressivo e maturidade mental.

Conclusão:

evidências mostram a relação dos fatores socioeconômicos com o desenvolvimento da linguagem em pré-escolares.

Descritores:
Desenvolvimento da Linguagem; Fatores Socioeconômicos; Vocabulário

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br