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Expectativas, Incerteza Econômica e Sentimento

RESUMO

Objetivo:

o presente artigo pretende ajudar a desvendar se e como a incerteza econômica interage com a estrutura informacional do sentimento.

Métodos:

a estratégia empírica baseia-se em teste de causalidade não linear e não paramétrico para investigar a interação entre as variáveis enquanto distribuições. Este artigo constrói principalmente a partir da literatura sobre formação de expectativas.

Resultados:

foi encontrado que a incerteza com base na mídia (ex-ante) antecede o sentimento, no máximo, até o segundo momento de sua distribuição. Além disso, o sentimento ajuda a prever a estrutura informacional da incerteza dos fundamentos (ex-post) e momentos de ordem superior da incerteza ex-ante.

Conclusão:

sentimento pode ser considerado um canal para incerteza através do tom das expectativas e de expectativas errôneas. Medidas de incerteza ex-ante podem ainda ajudar a calibrar o cálculo racional custo-benefício da atenção ao atuar como indicador antecedente do maior valor da informação.

Palavras-chave:
expectativas; incerteza econômica; sentimento; testes de causalidade não linear

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