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Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática(1 1 Este ensaio é uma versão revista e consideravelmente ampliada da conferência “Ética e ciência na Educação Superior: formação para a cidadania democrática”, proferida no II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó (Chapecó-SC), no dia 29 de setembro de 2011. Tal conferência foi posteriormente publicada com o mesmo título in: REZER, R. (Org.). Ética e ciência na educação superior. Chapecó: Argos, 2013, p. 39-66. Agradeço ao organizador da coletânea, bem como à Editora pela anuência em publicá-lo nesta versão ampliada. )

College Education and the challenges of shaping for a democratic citizenship

Tendências mundiais da educação superior apontam para uma redução cada vez maior do espaço dedicado às disciplinas humanistas em nome do aumento da educação especializada de cunho tecnicista. Considerando isso, o ensaio alinhava, brevemente, alguns traços gerais da crescente profissionalização especializada e, simultaneamente, do encurtamento da formação cultural mais ampla (Bildung). Em seguida, reconstrói algumas das características que constituem os três pilares da cidadania democrática: o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa. Com tal reconstrução espera deixar claro porque uma perspectiva humanista, representada, por exemplo, pelas artes, letras, direito e filosofia, é indispensável às formas democráticas de vida. Por fim, defende a tese, do início ao fim da argumentação, de que a democracia precisa das humanidades.

Educação superior; Educação tecnicista.; Bildung; Pensamento crítico; Cidadania universal


Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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