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Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração

Teaching competence as teaching evaluation antecedents: MBA students perceptions

Este estudo teve como objetivo mapear competências docentes (comportamento em aula, didática e conhecimento, relacionamento, avaliação e utilidade), através da avaliação de acadêmicos do curso de mestrado em administração, e verificar suas relações causais com o desempenho dos professores (avaliação de desempenho e nota geral). Através da análise dos resultados de 99 questionários constatou- se que os professores foram bem avaliados, obtendo médias bem acima do valor intermediário da escala (2,50): comportamento em aula - 4,07; didática e conhecimento = 3,92; relacionamento - 3,79; avaliação e utilidade - 3,74; desempenho - 3,73. As relações de dependências encontradas foram: didática e conhecimento x desempenho (R²= 68,5%), avaliação e utilidade x desempenho (R²= 23,5%), comportamento x desempenho (R²= 13,4%), didática e conhecimento x nota geral (R²= 52,1%) e avaliação e utilidade x nota geral (R²= 21,4%). Concluiu- se que didática/conhecimento e avaliação/utilidade são os principais antecedentes do desempenho docente.

Competências docentes; Desempenho docente; Relação causal


Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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