Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e formação nas IES periféricas perfil do aluno "novo" da educação superior

Knwoledge and education in the peripheral higher education institutions: profile of the "new" undergraduate student

Considerando a forma como se organiza atualmente a Educação Superior no Brasil, num contexto de forte demanda por conhecimento de caráter instrumental e normativo, voltado para a adequação dos sujeitos, de suas condutas e avaliações às exigências da produção e do consumo urbanos, busca-se avançar o reconhecimento das concepções de conhecimento e de desenvolvimento pessoal do estudante universitário. Para tanto, apresentamos neste trabalho uma análise do campo da Educação Superior no Brasil atual, com ênfase na identificação caracterização de IES periférica e do aluno "novo". Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que vem sendo realizadas em torno do tema "Educação superior, cultura escrita e conhecimento".

Educação superior; IES periférica; Estudante universitário; Conhecimento


Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br