Acessibilidade / Reportar erro

Estratégia em destaque: duas décadas de produção científica do evento 3Es à luz da análise de redes sociais

Strategy in focus: two decades of scientific production of the 3Es event in the light of social network analysis

RESUMO

Este estudo investigou o perfil e as características da produção científica divulgada no Evento 3Es durante as Edições de 2003 a 2017.Utilizou-se as técnicas bibliométricas e, predominantemente, a sociométrica enfocando as redes de 1 e 2 modos, em 929 estudos identificados. Nas redes one-mode, constataram-se redes esparsas e alta centralidade de grau e de intermediação nas duas décadas investigadas. Na rede social das instituições, ficaram em evidência USP e FGV (SP). Tendo em consideração as redes de coautoria, à luz das centralidades de grau e de intermediação nas duas décadas de estudo no 3Es, destacaram-se os pesquisadores Carlos Ricardo Rossetto, Clóvis L. Machado-da-Silva e Manuel Portugal Ferreira. No que tange a rede two-mode que enfoca os autores e os temas em conjunto neste trabalho, vislumbram-se os temas com maior número de autores vinculados a estes, ou seja, estudiosos que buscaram publicar sobre estes assuntos durante as duas décadas do evento em investigação. As temáticas foram: visão baseada em recursos, formulação de estratégia, redes inter e organizacionais, desempenho organizacional, internacionalização, empreendedorismo e inovação.

Palavras-chave:
Congresso científico; Produção científica; Estratégia; Redes sociais one-mode; Redes sociais two-mode

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br