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O estatuto do trabalho docente no currículo referência de Minas Gerais

THE STATUTE OF TEACHING WORK IN THE REFERENCE CURRICULUM OF MINAS GERAIS

EL ESTADO DEL TRABAJO DOCENTE EN EL CURRICULUM DE REFERENCIA DE MINAS GERAIS

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar o texto introdutório do Currículo Referência de Minas Gerais quanto ao estatuto do trabalho docente nele representado e à responsabilidade atribuída ao professor nessa parte do documento. O quadro teórico-metodológico a que nos filiamos é o do Interacionismo Sociodiscursivo e o procedimento metodológico utilizado é a Semântica do Agir, de modo a investigarmos se o professor concebido pelo Currículo de Referência é ator ou agente em seu agir profissional. Por meio da análise empreendida, podemos afirmar que o documento estabelece relações intertextuais com a Base Nacional Comum Curricular e atribui ao professor a reponsabilidade de executar o projeto de ensino nele prescrito, concebendo-o como agente e não como ator em sua atividade profissional.

PALAVRAS-CHAVE:
trabalho docente; currículo referência de Minas Gerais; semântica do agir

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