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Queixa escolar e gênero: a (des)construção de estereótipos na educação* * Este trabalho é resultante da pesquisa de doutorado da autora.

SCHOOL COMPLAINT AND GENDER: THE (DES)CONSTRUCTION OF STEREOTYPES IN EDUCATION

QUEJA ESCOLAR Y GÉNERO: LA (DES)CONSTRUCCIÓN DE ESTEREOTIPOS EN LA EDUCACIÓN

RESUMO

A prevalência de meninos no fracasso escolar vem sendo salientada por vários autores e o fenômeno vem se acrescentando com a incidência do diagnóstico de TDAH no sexo masculino. Com base em dados coletados em um programa de extensão para crianças com queixa escolar, o presente artigo visa contribuir com uma articulação teórico-empírica acerca da perpetuação dos estereótipos de gênero na educação. O método incluiu a análise de 142 fichas de matrícula, 172 protocolos de observação e 10 registros de rodas de conversa. Além do predomínio masculino no atendimento, identificaram-se indícios de clichês sexistas, notadamente a agressividade física e a impulsividade para os meninos, e o culto à beleza para as meninas. A pesquisa salienta o papel dos educadores na perpetuação dos estereótipos de gênero e a fecundidade das rodas de conversa como instrumentos para sua identificação e desconstrução.

PALAVRAS-CHAVE:
fracasso escolar; estereótipos de gênero; educação sexual; rodas de conversa

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