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Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil* * Este texto é uma versão do trabalho encomendado pelo Grupo de Trabalho (GT) 02 - História da Educação e apresentado na 39ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em 2019. Optamos por manter o título original, definido pela coordenação do GT no momento do convite.

PROFESORES NO BLANCOS Y PERIFÉRICOS: HISTORIA DE LA ENSEÑANZA EN BRASIL

RESUMO

Trata-se de pesquisa sobre a docência no Brasil em perspectiva histórica. Com base em raça, classe, gênero e território, analisam-se trajetórias docentes no Brasil entre metade do século XIX e início do século XX. Utilizam-se documentos oficiais, jornais e fotografias como fontes primárias. Os aportes teóricos da história social e da história social da educação embasam a análise. Conclui-se sobre a urgência de incluir as categorias analíticas abordadas em trabalhos sobre a docência, privilegiando não brancos(as) e periféricos(as), que compuseram importante parte de professores(as) brasileiros(as).

PALAVRAS-CHAVE:
docência; não brancos(as); periféricos(as); história da educação

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