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Sentidos históricos da educação de jovens e adultos e políticas públicas de integração da educação profissional com escolarização: diálogos entre Brasil e França

Sentidos históricos de la educación de jóvenes y adultos y políticas públicas para la integración de la educación profesional con escolaridad: diálogos entre Brasil y Francia

RESUMO

Valendo-se de um olhar cruzado entre estudos sobre a formação de adultos na França, pela perspectiva da profissionalização, e a concepção de formação instituída pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos no Brasil, este artigo buscou refletir acerca dos sentidos da formação integrada para a formação profissional aliada ao aumento de escolarização para jovens e adultos como estratégia política para atender esse público. Buscou-se promover uma discussão teórica quanto à concepção e às práticas pedagógicas que respondem a especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos, estabelecendo um diálogo com experiências de formação integrada já consolidadas na França, a fim de possibilitar contribuições ao campo epistemológico inaugurado pelo referido programa.

PALAVRAS-CHAVE:
educação de jovens e adultos; formação profissional integrada; estudo comparado

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