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Relações entre os jogos de papéis e o desenvolvimento psíquico de crianças de 5-6 anos* * Este trabalho é uma versão ampliada de comunicação oral apresentada na 38a Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O texto traz um recorte dos dados já tratados em dissertação de mestrado (Colussi, 2016).

Relaciones entre los juegos de papeles y el desarrollo psíquico de niños de 5-6 años

RESUMO

Reflete-se sobre a relação entre os jogos de papéis e o desenvolvimento psíquico de crianças entre 5 e 6 anos, na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Apresentam-se, como exemplos, excertos de jogos de papéis, selecionados entre os observados e filmados durante seis sessões de 45 minutos cada, envolvendo 12 crianças da educação infantil. Os resultados possibilitam inferências sobre suas vivências e o contexto em que interagem. Ao mesmo tempo, os jogos de papeis ampliam os processos funcionais superiores, na medida em que possibilitam às crianças uma transição entre ações com objetos concretos e ações com significados. Destaca-se que as vivências infantis manifestas nos jogos denunciam as graves questões sociais atuais. Assim, é importante que o professor reconheça e favoreça o potencial educativo dos jogos de papéis, porém para além do espaço em sala de aula, são necessárias políticas públicas que possibilitem enfrentar o desafio de educar a criança contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE:
funções psicológicas superiores; desenvolvimento infantil; psicologia histórico-cultural

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