Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores

DIGITAL TECHNOLOGIES, LETTERINGS AND DISCURSIVE GENRES IN DIFFERENT AREAS OF THE BNCC: REFLEXES IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND MIDDLE SCHOOLS AND IN THE FORMATION OF TEACHERS

TECNOLOGÍAS DIGITALES, LITERACIDADES Y GÉNEROS DEL DISCURSO EN LAS DIFERENTES ÁREAS DE LA BNCC: REFLEJOS EN LOS AÑOS FINALES DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL Y EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES

RESUMO

Neste artigo analisamos os anos finais do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular nas diferentes áreas de conhecimento, refletindo sobre seus impactos na escola básica e na formação de professores. O trabalho é documental, situado na Linguística Aplicada, e dialoga com os Novos Estudos do Letramento. Os dados foram gerados da análise do documento, orientada pela questão do digital proposta pela normativa. Os caminhos que orientaram as discussões: o entendimento sobre a concepção de letramento, de tecnologias digitais e a identificação de gêneros discursivos sugeridos nos componentes. Os resultados apontam práticas de letramento ideológico embasando ações sugeridas para as áreas, ainda que haja variação sobre como e o que seja usar tecnologias digitais em situações de ensino e no trabalho com gêneros. Acreditamos que os reflexos da Base Nacional Comum Curricular sobre as práticas escolares e a formação docente ainda precisam ser avaliados, a despeito dos benefícios sinalizados por ela.

PALAVRAS-CHAVE:
Base Nacional Comum Curricular; ensino fundamental; formação de professores; tecnologias digitais

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br