Acessibilidade / Reportar erro

Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades* * Texto produzido com base no projeto de pesquisa realizado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (Processo 306603/2019-5) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) (Processos 2333-2551/14-7 e 41507.540.19616.28062019).

SPEECHES IN ANALYSIS IN RESEARCH IN EDUCATION: CONCEPTIONS AND MATERIALITIES

DISCURSOS EN ANÁLISIS EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: CONCEPCIONES Y MATERIALIDADES

RESUMO

Apresentam-se compreensões de discurso, tendo a dialética como aporte teórico-metodológico. Para tanto, desenvolveu-se percurso teórico-metodológico de modo sistemático, configurado em movimentos de idas e vindas, partindo de um suposto, elaborando sobre ele argumentos, para retomá-los, reiniciar o processo reiteradamente a fim de confirmá-los ou refutá-los, na medida em que foram submetidos ao confronto e à análise comparativa em relação às demais compreensões. Resultante desse percurso teórico-metodológico, este texto visa a apresentar as sistematizações elaboradas em seções que contêm a concepção de discurso, a diferenciação desta em relação às concepções estudadas e considerações sobre a proposição aplicada dessa concepção, considerando a experiência com dados discursivos produzidos no grupo de pesquisa para, em decorrência, sínteses que visam a lançar à frente os estudos sobre o tema.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; análise discursiva dialética; pesquisa em educação; práxis

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br