Acessibilidade / Reportar erro

A produção científica dos coordenadores do Grupo de Trabalho Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): opções teórico-metodológicas* * Este artigo resulta da orientação de um projeto de iniciação científica financiado pela Universidade Federal do Pará (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic/UFPA) realizado no período de 2017 a 2018. É a continuação do estudo que começou em 2013 ao longo do doutoramento em educação que, concluído em 2016, teve como objeto de pesquisa o currículo e as perspectivas teórico-metodológicas na produção dos líderes inscritos no Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil).

THE SCIENTIFIC COORDINATORS PRODUCTION OF THE WORK GROUP CURRICULUM OF THE NATIONAL ASSOCIATION OF GRADUATE STUDIES AND RESEARCH IN EDUCATION (ANPED): THEORETICAL-METHODOLOGICAL OPTIONS

LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA DE LOS COORDINADORES DEL GRUPO DE TRABAJO CURRÍCULO DE LA ASOCIACIÓN NACIONAL DE ESTUDIOS DE POSGRADO E INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN (ANPED): OPCIONES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

RESUMO

Este artigo analisa as perspectivas teórico-metodológicas da produção científica dos coordenadores do Grupo de Trabalho (GT) 12 (Currículo) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2000 a 2010) e os impactos dessa produção nos artigos científicos publicados no referido GT. Encontramos em Bourdieu (1983, 2004) a ancoragem para a consecução da análise. A maior parte da produção científica examinada tem como quadro de referências a perspectiva pós-crítica. No interior desse campo científico - assimetricamente organizado e estruturado por grupos detentores de maior ou menor capital social e, portanto, em constante disputa pela hegemonia científica -, tal perspectiva alcançou, no período analisado, considerável aceitação. A análise permitiu concluir que os coordenadores do GT são referências para o campo, influenciando o desenvolvimento de novas pesquisas, que oxigenam a produção do conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE:
currículo; produção científica; autoridade científica

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br