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Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)* * Este texto apresenta resultados do projeto “Método crítico e didática da história: as experiências de Rafael Altamira, Charles Seignobos e Henry Johnson (1882-1940)”, financiado parcialmente com recursos do edital MCTI/CNPQ/MEC/CAPES n. 22/2014 - Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.

Historical method and didactics of history in the United States of America (1880-1915)

Método histórico y didáctico de la historia en los Estados Unidos de América (1880-1915)

RESUMO

Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.

PALAVRAS-CHAVE:
método histórico; didática da história; Estados Unidos da América

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