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A execução orçamentária das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma: obstáculos e desafios* * Este artigo foi recomendado para publicação na Revista Brasileira de Educação (RBE) pelo Comitê Científico da 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2017) e pela comissão editorial da revista.

La ejecución presupuestaria de las políticas de diversidad en los gobiernos Lula y Dilma: obstáculos y desafíos

RESUMO

Este artigo aborda a análise da execução orçamentária federal das políticas de diversidade na educação desenvolvidas pelos governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2014). O texto trata das ações executadas entre 2004 e 2014 pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, posteriormente renomeada Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, criada em 2004 no Ministério da Educação com base em demandas de movimentos sociais. O artigo discute os obstáculos e os desafios para a implementação de políticas que tratam da relação entre igualdade e diferenças na educação, revelando quanto a configuração do Estado brasileiro é desfavorável à sua execução.

PALAVRAS-CHAVE:
diversidade; orçamento; diferenças; desigualdades; movimentos sociais

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