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Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística

Pomeranian language in school: teaching practices and linguistic diversity

Lengua pomerana en la escuela: prácticas docentes y diversidad lingüística

RESUMO

O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos.

PALAVRAS-CHAVE:
prática docente; língua pomerana; bilinguismo; educação pomerana

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