Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários* * Investigação desenvolvida no âmbito de um doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) por meio da Bolsa SFRH/BD/62430/2009.

Self-regulated learning of artistic drawing in university students

Aprendizaje autorregulada del dibujo artístico en estudiantes universitarios

RESUMO

Este estudo teve como objetivo verificar a possível existência de duas formas de aprendizagem do desenho artístico: hetero e autorregulada. Pretendeu-se ainda explorar as estratégias de autorregulação possivelmente utilizadas para esse fim. Foram assim entrevistados dezesseis estudantes universitários de uma disciplina de desenho, com base em um roteiro. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram, para além de uma representação indefinida sobre as estratégias que se utilizam, a existência de uma aprendizagem do desenho tanto heterorregulada como autorregulada, que por sua vez envolve uma diversidade de estratégias (Autoavaliação; Organização e transformação; Planificação e formulação de metas; Busca de informação; Supervisão e tomada de registros; Estruturação do ambiente; Revisão e memorização; Procura de assistência; Autocontrole).

PALAVRAS-CHAVE:
aprendizagem; arte; autorregulação; desenho; estratégias de aprendizagem

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br