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Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação

NATIONAL CONTEXT AND REQUIREMENTS FOR EDUCATION RESEARCH

CONTEXTO NACIONAL Y LAS EXIGENCIAS PARA LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN

RESUMO

Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas.

PALAVRAS-CHAVE:
contexto; Brasil; pesquisa; desafios

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