Acessibilidade / Reportar erro

O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física

INTERNSHIPS FROM A SEMIOTIC PERSPECTIVE: AN EXPERIENCE MEDIATED THROUGH IMAGES IN A IN PHYSICAL EDUCATION TEACHING COURSE

LA PASANTÍA EN PERSPECTIVA SEMIÓTICA: UNA EXPERIENCIA MEDIADA POR IMÁGENES EN UN CURSO DE LICENCIATURA EN EDUCACIÓN FÍSICA

RESUMO

O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em potencializar os diálogos e as reflexões que envolvem os participantes do estudo.

PALAVRAS-CHAVE:
estágio supervisionado em educação física; semiótica; tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br