Acessibilidade / Reportar erro

A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)

PHYSICAL EDUCATION IN THE CURRICULUM OF PRIMARY SCHOOL TEACHER TRAINING IN RIO GRANDE DO SUL (1877-1927)

LA EDUCACIÓN FÍSICA EN EL CURRICULO DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES PRIMARIOS EN RIO GRANDE DO SUL (1877-1927)

RESUMO

O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos.

PALAVRAS-CHAVE:
história da educação; história da educação física; formação de professores; escola

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br