Acessibilidade / Reportar erro

A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo* * Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (­CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

LA INVESTIGACIÓN EN EL CAMPO DE LA POLÍTICA EDUCATIVA. PERSPECTIVA TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS Y EL LUGAR DEL PLURALISMO

RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise das perspectivas teórico-epistemológicas de uma amostra de 140 artigos de política educacional, de autores brasileiros, publicados entre 2010 e 2012. A maioria dos trabalhos foi classificada na categoria teorização combinada, a qual remete ao pluralismo metodológico. Concluiu-se que: a) há necessidade de aprofundar as discussões sobre o pluralismo metodológico e das possibilidades e dos limites da teorização combinada como fundamento para a pesquisa do campo da política educacional; b) o aprofundamento do estudo da epistemologia e das teorias que têm sido usadas na pesquisa em educação emerge como uma tarefa relevante no contexto atual, uma vez que o referencial teórico exerce um papel fundamental na pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE:
política educacional; epistemologia; pluralismo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br