Acessibilidade / Reportar erro

O professor e a autoria em tempos de cibercultura: a rede da criação dos atos de currículo* * O artigo original foi apresentado no GT16, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na 37ª Reunião Nacional, realizada entre os dias 4 e 8 de outubro de 2015, em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

THE TEACHER AND AUTHORSHIP IN TIMES OF CYBERCULTURE: THE CREATION NETWORK OF THE CURRICULUM ACTS

EL PROFESOR Y LA AUTORÍA EN TIEMPOS DE CIBERCULTURA: LA RED DE LA CREACIÓN DE LOS ACTOS DEL CURRÍCULO

RESUMO

O trabalho tem por finalidade destacar a autoria docente na criação de atos de currículo condizentes com o contexto da cibercultura no cotidiano escolar. O estudo foi subsidiado pela abordagem da complexidade e pela metodologia da ­pesquisa-formação, articuladas com os princípios teóricos de formação de professores na cibercultura. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual e contou com a colaboração de três professoras. Foram analisadas as práticas pedagógicas dessas professoras em diferentes espaçostempos da escola, suas narrativas e os documentos de processo. O foco do artigo voltou-se para os processos de criação. Os resultados revelaram que a autoria/criação do professor acontece em rede, na sua temporalidade específica e relacional, reconhecendo que a formação contribuiu para que as professoras percebessem a importância de articular as dimensões pedagógica e cultural no fazer docente, além da percepção de que o professor-autor está sempre aberto aos acasos, com atenção a tudo que se passa ao redor, nos espaços analógicos e nos digitais.

PALAVRAS-CHAVE:
autoria do professor; cibercultura; redes da criação

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br