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Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio* * Texto produzido com base em pesquisas realizadas com apoio do Programa Alban (Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para a América Latina) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

MAPPING THE CONSTRUCTION OF THE CURRENT PROFILE OF READERS OF LITERARY TEXTS GRADUATING FROM BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES

CARTOGRAFIANDO LA CONSTRUCCIÓN DEL ACTUAL PERFIL DEL LECTOR DE TEXTOS LITERARIOS EGRESADO DE LAS CLASES DE LENGUA PORTUGUESA DE LAS ESCUELAS SECUNDARIAS

RESUMO

Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio.

PALAVRAS-CHAVE:
discursos oficiais; leitor de textos literários; ensino médio

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