Acessibilidade / Reportar erro

As intelectuais Gabriela Mistral e Cecília Meireles nas bibliotecas infantis: traços da modernidade educacional no México e no Brasil

THE INTELLECTUALS GABRIELA MISTRAL AND CECÍLIA MEIRELES IN CHILDERN’ LIBRARIES: TRAITS OF EDUCATIONAL MODERNITY IN MEXICO AND BRAZIL

LAS INTELECTUALES GABRIELA MISTRAL Y CECÍLIA MEIRELES EN LAS BIBLIOTECAS DE LOS NIÑOS: CARACTERÍSTICAS DE LA MODERNIDAD EDUCATIVA EN MÉXICO Y EN BRASIL

RESUMO

Este texto discute projetos de formação do leitor com os quais as intelectuais Gabriela Mistral e Cecília Meireles se envolveram durante as reformas educacionais do México e do Brasil, respectivamente. Comparamos a trajetória de ambas as intelectuais no tempo histórico da modernidade educacional, por meio da análise das ações que fundamentaram a implementação de bibliotecas, em especial as destinadas à leitura pública das crianças. Atuaram na formulação de uma concepção de literatura infantil, defendendo a ideia de que escrever para criança exigia estudos detalhados sobre o gosto literário infantil, aliado à sensibilidade, deixando à geração que as sucedeu a possibilidade de dar continuidade ao que propuseram àquele tempo: formar a criança leitora.

PALAVRAS-CHAVE:
Cecília Meireles; Gabriela Mistral; bibliotecas infantis; formação do leitor

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br