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Das teorias críticas às críticas das teorias: um estudo indiciário sobre a conformação dos debates no campo curricular no Brasil* * Uma versão inicial e reduzida deste texto foi publicada anteriormente, sob encomenda dos editores. Oliveira, I. B.; Süssekind, M. L. From the Critical Theories to the Critique of the Theories: dialogues between social thought and its appropriations through educational debates in Brazil. In: Darder, A.; Mayo, P.; Paraskeva, J. M. (Orgs.). International Critical Pedagogy Reader. London: Routledge, 2015.

FROM CRITICAL THEORIES TO THEORIES’ CRITICISM: EVIDENCE-BASED STUDY ABOUT THE FRAMING OF DEBATES ON CURRICULA IN BRAZIL

DESDE TEORÍAS CRÍTICAS A LA CRÍTICA DE LAS TEORÍAS: UN ESTUDIO INDICIARIO SOBRE LA CONFORMACIÓN DEL CAMPO DEL CURRÍCULO EN BRASIL

RESUMO

O desenvolvimento do campo de estudos em Currículo no Brasil é marcado pela influência das teorias críticas que, mesmo quando deixam de ser majoritárias, permanece grande e talvez mesmo hegemônica, fazendo com que autores de outras tendências e matizes dialoguem com ela compulsoriamente, mesmo que de modo subliminar. Nossa hipótese de compreensão desse fenômeno vincula-se à importância intrínseca do debate para a constituição do campo do Currículo no país, considerando que as tendências pós-críticas hoje majoritárias são, elas mesmas, vinculadas a um pensamento progressista e de esquerda, a um projeto social emancipatório e democrático, ou seja, de certo modo emergiram, como as novas esquerdas, das teorias críticas e da esquerda tradicional. Procuramos, com isso, esboçar uma trajetória indiciária dessas teorias e os diálogos promovidos por/entre elas como elemento para a compreensão das tendências atuais no campo de estudos do Currículo e das relações que estabelecem entre si e com as teorias críticas.

PALAVRAS-CHAVE:
teorias de currículo; teoria crítica; campo do currículo

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