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A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu* * Meus agradecimentos ao professor Lucas Krotsch.

INCLUSIÓN ESCOLAR DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD: UNA LECTURA DESDE PIERRE BOURDIEU

RESUMO

Este ensaio tem por objetivo discutir e compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema público de ensino brasileiro, pós-década de 1990, valendo-se de conceitos e (pro)posições teórico-metodológicos de Bourdieu. Como material investigativo da pesquisa, recorre-se aos dados empíricos obtidos em uma pesquisa de campo realizada em uma sala de recursos multifuncionais; aos resultados de pesquisas já produzidas sobre o assunto no Brasil; e, sobretudo, a analogias entre as análises bourdieusianas sobre o sistema de ensino francês e a situação atualmente vivida nas escolas brasileiras, com a incorporação dessa nova clientela. Argumenta-se que a inclusão de estudantes com deficiência na e pelas escolas comuns, embora se apresente como democrática, revela-se seletiva, classificatória e estigmatizante, contribuindo para a reprodução da ordem estabelecida e para a legitimação das desigualdades entre os agentes escolares, o que constitui o processo de exclusão por dentro do sistema escolar.

PALAVRAS-CHAVE
escola inclusiva; educação especial; sociologia da reprodução escolar

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