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As desigualdades e o trabalho das escolas: problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial

INEQUALITIES AND SCHOOLS' WORK: DISCUSSING THE RELATIONSHIP BETWEEN PERFORMANCE AND SOCIOESPACIAL LOCATION

LAS DESIGUALDADES Y EL TRABAJO DE LAS ESCUELAS: LA RELACIÓN ENTRE EL RENDIMIENTO Y LA UBICACIÓN SOCIOESPACIAL EN DEBATE

RESUMO

Circunscrito às preocupações acerca do trabalho das escolas, o presente artigo se propõe a olhar o fenômeno escolar a partir da relação entre o desempenho escolar dos estudantes e o entorno social das escolas. A fim de compreender como diferentes desempenhos escolares se relacionam com a localização socioespacial das escolas, tomou-se por objeto de pesquisa quatro escolas municipais de Campinas/SP: duas escolas de mesmo desempenho em zonas de vulnerabilidade social diferentes e duas escolas de desempenhos diferentes em mesma zona de vulnerabilidade social. O objetivo principal é entender a relação delas com seu entorno social na visão dos sujeitos envolvidos. A organização e análise dos dados revelaram que, sob a proxy nível socioeconômico, há vários aspectos externos que não apenas influenciam a criança antes do processo de escolarização, compondo sua proficiência inicial, como continuam a influenciá-la durante todo o período em que frequenta a escola.

PALAVRAS-CHAVE
entorno social; avaliação escolar; qualidade educacional

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