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Constituição de identidades em um curso de licenciatura em química* * Este trabalho é uma versão ampliada de comunicação oral apresentada na 35ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O texto é um recorte de dados já tratados em tese de doutorado (Sá, 2012).

LA CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES EN UN CURSO DE FORMACIÓN DE MAESTROS EN CIENCIAS QUÍMICAS

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na investigação de um curso de licenciatura em química de uma universidade pública. Foram utilizados referenciais teóricos sobre profissionalização docente, identidade e currículo, particularmente dos estudos culturais e da abordagem sociológica. A metodologia, de cunho qualitativo, baseia-se na análise textual discursiva dos dados obtidos por meio de questionários aplicados a 71 licenciandos e entrevistas realizadas com 6 licenciandos e com 6 egressos do curso. Os resultados indicaram que o currículo ativo do curso induz a sua profissionalização para a pesquisa na área específica de química (caráter bacharelizante). Conclui-se a necessidade de os formadores atuarem adotando práticas curriculares que rompam com modelos de formação que privilegiem a formação do profissional químico em detrimento da formação do professor de química para os jovens, uma atividade considerada de pouca importância para muitos deles.

PALAVRAS-CHAVE
formação de professores; identidade profissional docente; licenciatura em química

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