Acessibilidade / Reportar erro

As capacidades de linguagem de um aluno "disléxico" aprendiz de inglês

LAS CAPACIDADES DE LENGUAJE DE UN ALUMNO "DISLÉXICO" APRENDIZ DE INGLÉS

RESUMO

Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003Bronckart, J.-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo: EDUC, 2003., 2006, 2007______. A atividade de linguagem em relação à língua: homenagem a Ferdinand de Saussure. In: Guimarães, A. M. M.; Machado, A. R.; Coutinho, A. (Orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 19-42.), refutamos o conceito de dislexia tradicionalmente (re)conhecido como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita localizada no aprendiz (Massi, 2004aMassi, G. A outra face da dislexia. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004a., 2007______. A dislexia em questão. São Paulo: Plexus, 2007.). Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno "disléxico" frequentava aulas de língua inglesa e uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004______.; . Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: Rojo, R.; Cordeiro, G. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.) foi utilizada para o ensino dessa língua. Os resultados revelaram que as atividades arroladas na sequência didática para explorar a capacidade linguístico-discursiva do sujeito de pesquisa - capacidade diretamente relacionada ao uso de itens lexicais e de regras gramaticais - (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993______.; Pasquier, A.; Bronckart, J.-P. L'acquisition des discours: émergence d'une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, Paris: Société Nouvelle Didier Érudition, n. 102, p. 23-37, 1993.) mostraram suas possibilidades de aprendizagem e capacidades de linguagem, desconstruindo seu laudo de disléxico em grau severo.

PALAVRAS-CHAVE:
dislexia; ensino-aprendizagem de inglês; capacidades de linguagem; sequência didática

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br