Acessibilidade / Reportar erro

Vozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letras

VOICES IN DIALOGUE: TEACHING, READER AND LITERATURE UNDER THE FOCUS OF UNDERGRADUATION STUDENTS FROM TEACHER EDUCATION IN PORTUGUESE

VOCES EN DIÁLOGO: ENSEÑANZA, LECTURA Y LITERATURA BAJO EL FOCO DE LOS DOCENTES DE LICENCIATURA EN LETRAS

RESUMO

O artigo tem como objeto de análise os direcionamentos do ensino de literatura nas faculdades federais de letras (licenciaturas) do estado de Minas Gerais. Para a realização da análise, empregaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, dados que foram obtidos fundamentalmente por meio de pesquisa de campo. Documentos e entrevistas com professores das universidades pesquisadas compuseram o corpus do trabalho. Apreendem-se, pela leitura dos dados, diversas vozes acerca das relações literatura-ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades.

PALAVRAS-CHAVE:
ensino; leitura; literatura; formação de professores em letras

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br