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Educação especial no território federal de Roraima no contexto do regime militar (1964-1985)

SPECIAL EDUCATION IN FEDERAL TERRITORY OF RORAIMA IN THE CONTEXT OF THE MILITARY GOVERNMENT (1964-1985)

EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL TERRITORIO FEDERAL DE RORAIMA EN EL CONTEXTO DEL RÉGIMEN MILITAR (1964-1985)

RESUMO

Este texto apresenta aspectos da trajetória histórica de implantação da educação especial no território federal de Roraima em sua gênese, em meados de 1970 até 1990. Fundamentado nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, adota como eixo central a perspectiva desenvolvida por E. P. Thompson de uma análise histórica que tome por referência a experiência dos sujeitos, uma "história vista de baixo". Apoia-se em entrevistas com professores e técnicos atuantes na área, bem como na análise de documentos produzidos no cotidiano das instituições. Evidencia como Roraima, assumida como área de segurança nacional, sob a tutela das Forças Armadas, sem ações colocadas em prática anteriormente, foi campo de aplicação das políticas e propostas prioritárias da reforma educacional projetada pelo regime militar em âmbito nacional, mantidos todos os serviços sob financiamento e gerenciamento do poder público, sem a presença de instituições não governamentais, beneficentes ou filantrópicas.

PALAVRAS-CHAVE
educação especial; história da educação; história da educação especial; excepcionais; história de Roraima

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