Acessibilidade / Reportar erro

A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?* 1 Rui Canário utiliza a expressão "sentada" como forma de se contrapor àquela presente nos discursos: a formação "centrada na escola". Para ele, a expressão "sentada na escola" já sinaliza que a formação deve ocorrer onde as práticas estão presentes, ou seja, na escola. Ele parte do pressuposto de que é na escola que os professores aprendem; portanto, caberia à escola gerir a formação dos professores, bem como os recursos públicos destinados a essa formação.

THE UNIVERSITY-SCHOOL PARTNERSHIP: UTOPIA OR A POSSIBILITY OF EXTENDED TRAINING IN THE PUBLIC POLICY DOMAIN?

LA COLABORACIÓN UNIVERSIDAD-ESCUELA: ¿UTOPÍA O POSIBILIDAD DE FORMACIÓN CONTINUADA EN EL ÁMBITO DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS?

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.

PALAVRAS-CHAVE:
formação docente; políticas públicas; parceria universidade-escola

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br