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Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático

LEARNING IN THE CONTEXT OF AN ACTIVITY: A THEORETICAL DEBATE CONFRONTED BY A PRACTICAL EXAMPLE

APRENDIZAJES EN EL CONTEXTO DE UNA ACTIVIDAD: UN DEBATE TEÓRICO ANALIZADO TOMANDO POR BASE UN EJEMPLO PRÁCTICO

RESUMO

Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.

PALAVRAS-CHAVE
mudança conceitual; abordagem histórico-cultural; prática docente.

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