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Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática* * Resultado parcial de pesquisa de doutorado financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Excelência Acadêmica (CAPES/ PROEX).

MEDIACIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: NECESIDAD EXISTENCIAL Y POLÍTICA DEL DIÁLOGO COMO FUNDAMENTO DE LA PRÁCTICA

RESUMO

O presente trabalho se constituiu na investigação das circunstâncias e condições necessárias para que se processem mediações em situações de ensino e potencializem para o educando a aprendizagem do conteúdo que responda mais adequadamente à complexidade da educação de jovens e adultos (EJA), além de analisar como tais mediações criam condições de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. O escopo deste escrito trata da dimensão mediadora do diálogo como fundamento da prática pedagógica na EJA. Trata-se de um recorte de pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, no qual se desenvolve uma revisão teórica, contingenciada por observações empíricas em escola de EJA do ensino fundamental, em Santa Catarina, Brasil. A análise e a interpretação dos dados recuperam a perspectiva hermenêutico-dialética. Resultados apontam que a EJA é uma modalidade complexa e, nesse sentido, necessita de uma mediação que seja revestida de intencionalidade. Então não é qualquer ação pedagógica, é uma ação pedagógica crítica, fundamentada, planejada, intencional, na qual professor(a) e aluno(a) são sujeitos de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE
mediação pedagógica; diálogo; educação de jovens e adultos

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