Acessibilidade / Reportar erro

De lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalização* * Este trabalho faz parte da pesquisa de pós-doutoramento A profissão docente na roça: narrativas de formação no Piemonte da Chapada Diamantina/Bahia, realizada na Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Urbanos no período de 2012 a 2013.

FROM WOMAN FARMER TO SECONDARY TEACHER IN THE COUNTRY: STORIES, TEACHING AND PROFESSIONALIZATION

DE CAMPESINA A PROFESORA PRIMARIA RURAL: NARRATIVAS, DOCENCIA Y PROFESIONALIZACIÓN

RESUMO

O texto apresenta as narrativas de formação de professoras da roça, buscando compreender os processos de profissionalização da docência no ensino fundamental. O estudo analisou, com base em percursos formativos, as experiências de docentes no processo de constituição identitária de ex-lavradoras que assumiram a docência na busca pela construção da profissão docente na roça. Para isso, baseou-se na abordagem (auto)biográfica, utilizando-se das narrativas de vida-formação-profissão de quatro professoras que lecionavam em escolas rurais do interior da Bahia. As narrativas descrevem os múltiplos vínculos estabelecidos na escola, no tecido das relações sociais vividas pelas docentes, na própria comunidade da qual fazem parte, apresentando os lugares discursivos ocupados por elas na produção da profissão docente na roça.

PALAVRAS-CHAVE
profissão docente; roça; ensino

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br