Acessibilidade / Reportar erro

Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente* * Este trabalho contou com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de ­Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

LOS CONCEPTOS DE PROFESOR INVESTIGADOR Y PROFESOR REFLEXIVO: PERSPECTIVAS DE TRABAJO DOCENTE

RESUMO

Este artigo situa e problematiza a natureza dos conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo por meio da abordagem de estudo teórico-conceitual com o objetivo de verificar como eles foram apropriados pelo campo da educação e aplicados à formação e prática dos professores da educação básica. A partir dessa discussão, busca-se elencar elementos que possam contribuir com a (re)configuração do conceito de professor como pesquisador na atualidade. Embora se deva considerar que um longo caminho tenha sido percorrido e os conceitos supracitados tenham sofrido uma série de críticas, reformulações e desdobramentos, um componente importante na discussão sobre o professor pesquisador e o reflexivo ainda pode ser considerado e detalhado. Trata-se de resgatar os contextos que motivaram suas construções. Nesses contextos, em confronto com as realidades educativas atuais, podem ser encontrados subsídios para se pensar a formação e prática de professores.

PALAVRAS-CHAVE
professor pesquisador; professor reflexivo; estudo teórico-conceitual

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br