Acessibilidade / Reportar erro

Estudos comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares

ESTUDIOS COMPARADOS COMO MÉTODO DE INVESTIGACIÓN: LA REDACCIÓN DE UNA HISTORIA CURRICULAR POR DOCUMENTOS CURRICULARES

RESUMO

O artigo apresenta uma pesquisa concluída, inscrita no campo da história da educação, com foco na reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à utilização dos procedimentos do estudo comparado. A pesquisa objetivou a escrita de uma história curricular particular, por meio do estudo de documentos curriculares. A metodologia empregada nesta investigação está orientada pela explicitação dos fundamentos teóricos, das áreas de comparação e dos procedimentos investigativos que sustentam a eleição do estudo comparado como método de pesquisa. Ao elegermos os fundamentos, as áreas e os procedimentos, tratamos de analisar as diferenças e as semelhanças, de explorá-las ao máximo para descobrir como se expressam, de rastrear os conteúdos das informações no contexto em que estão apresentadas, de contextualizá-las, isto é, de estabelecer relações com as distintas situações em que foi/é produzida uma história curricular.

PALAVRAS-CHAVE:
pesquisa em educação; estudos comparados; história do currículo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br