Acessibilidade / Reportar erro

Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional

PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL: SOCIOECONOMIC AND IDEOLOGICAL REASONS OF EDUCATIONAL POLICY

EDUCACIÓN PROFESIONAL EN BRASIL: MOTIVOS SOCIOECONÓMICOS E IDEOLÓGICOS DE LA POLÍTICA EDUCACIONAL

RESUMO

Neste artigo analisamos os aspectos socioeconômicos e ideológicos da política educacional nacional para a educação profissional no Brasil em período recente (2003-2013). Buscamos compreender as justificativas e os argumentos sustentadores das proposições governamentais apresentadas para a implementação e a operacionalização das ações e programas para as políticas públicas de educação profissional. Assim, examinamos alguns aspectos dessas justificativas e argumentos socioeconômicos e ideológicos que consideram a existência de deficiências formativas da força de trabalho e que, desse modo, estariam produzindo insuficientes condições operacionais e funcionais para atender a demandas dos setores produtivos e, consequentemente, elevar a escolarização, a qualificação e a renda salarial no país.

PALAVRAS-CHAVE
políticas educacionais; educação profissional; escolarização e força de trabalho

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br