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O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida* * Artigo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal no âmbito do projeto Pest-OE/CED/UL2861.

EL REGRESO DE GRADUADOS A LA ENSEÑANZA SUPERIOR: ENTRE LA INSERCIÓN PROFESIONAL Y LA EDUCACIÓN A LO LARGO DE LA VIDA

RESUMO

Neste artigo, analisa-se o regresso de licenciados ao ensino superior para continuarem a formação académica, discutindo-se e interrogando-se as razões pelas quais os licenciados escolhem continuar uma formação pós-graduada. A análise apoia-se em dados empíricos resultantes de uma amostra representativa de licenciados que em 2004/2005 terminaram os respectivos cursos na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Os dados apresentados permitem debater em que medida a participação em formação pós-graduada pode ser entendida como uma estratégia de inserção profissional. Esse debate é particularmente relevante no contexto atual, tendo em conta, por um lado, que a educação ao longo da vida assume uma centralidade crescente nas sociedades contemporâneas e, por outro lado, que a precarização do emprego dos licenciados tem vindo a acentuar-se significativamente.

PALAVRAS-CHAVE
ensino superior; pós-graduação; licenciados; inserção profissional; educação ao longo da vida

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