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Educação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo

EDUCATION AND AMBIGUITIES OF THE AUTONOMIZATION: FOR A CRITICAL PEDAGOGY OF THE PROMOTION OF THE AUTONOMOUS INDIVIDUALS

EDUCACIÓN Y AMBIGÜEDADES DE LA AU TONOMIZACIÓN: HACIA UNA PEDAGOGÍA CRÍTICA DE LA PROMOCIÓN DEL INDIVIDUO AUTÓNOMO

RESUMO

O presente artigo, confrontando a educação com o desiderato da autonomização, pretende analisar as ambiguidades a que esse confronto dá hoje origem e estabelecer, mediante a explicitação de uma conceção contra-hegemónica de autonomização, as bases e as coordenadas de uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo, que seja simultaneamente humanista, emancipadora e transformadora tanto da realidade do sujeito quanto da realidade do contextoA estrutura narrativa, em consonância com esse amplo propósito, articula as seguintes dimensões: a educação e a normatividade da autonomização; as ambiguidades da autonomização: sentidos divergentes de fazer educação para a autonomia; e, por fim, o empowermentemancipatório e transformador: vetor da educação enquanto autonomização contra-hegemónica. A conclusão aponta as linhas diretoras da construção de uma pedagogia crítica do indivíduo autónomo, assumida nas vertentes de emancipação individual e transformação social.

PALAVRAS-CHAVE:
educação; autonomização; pedagogia crítica; indivíduo autónomo

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