Acessibilidade / Reportar erro

Ensino médio: unitário ou multiforme?* * Para a revisão deste texto, contei com a leitura atenta e encorajadora de meu orientando Vagno Emygdio Machado Dias, docente do Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, cuja tese é O ensino médio integrado no Brasil em questão. Devo-lhe meus agradecimentos.

HIGHSCHOOL: UNITARY OR MULTIFORM?

ENSEÑANZA MEDIA: ¿UNITARIA O MULTIFORME?

O texto defende duas ideias: a primeira afirma que o ensino médio é uma fase estratégica do sistema escolar, possui sentido pedagógico em si. Considera, portanto, ser equivocado considerá-lo intermediário, heterônomo, entre as séries escolares do ensino fundamental e a universidade ou o mercado. A segunda ideia questiona que textos de um autor como Antonio Gramsci possam ser usados para justificar, teórica e dialeticamente, um programa de profissionalização precoce em nível de ensino médio. Fundamenta essa segunda assertiva por meio da análise filológica e hermenêutica dos textos desse autor. Conclui que a implementação do ensino médio unitário, de qualidade, no Brasil, exige profunda reforma do ensino médio regular, sobretudo o público, de caráter formativo.

ensino médio; escola unitária; ensino integrado; dialética; Antonio Gramsci


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br