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Higiene, tipologia da infância e institucionalização da criança pobre no Brasil (1875-1899)

Higiene, tipologías de la infancia y la institucionalización de los niños pobres de Brasil (1875-1899)

Hygiene, childhood typologys and institutionalization of poor children in Brazil (1875-1899)

Neste estudo investigamos a emergência da infância como problema social e o tratamento dado ao tema pelos médicos higienistas formados na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, lugar que proporcionava largo diálogo com a produção dos países considerados modelo de civilização. Ao mesmo tempo, procuramos analisar as marcas dos discursos higienistas em dois internatos criados entre 1875 e 1899 no Rio de Janeiro, voltados para crianças classificadas na literatura especializada e na documentação das instituições de recolhimento como órfãs, abandonadas e desvalidas. Trabalhando com discursos produtores de saberes dirigidos à gestão das infâncias, constituímos como fontes os meios de difusão desses elementos, como teses, livros e periódicos especializados, mas também os documentos das instituições que informam sobre seus projetos de reforma e descrevem práticas cotidianas, como regulamentos e relatórios.

higiene; infância; internatos; Rio de Janeiro (1875-1899)


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