Acessibilidade / Reportar erro

Mutações cruzadas: a cidadania e a escola

Crossed mutations: citizenship and the school

Mutaciones cruzadas: la ciudadanía y la escuela

Neste artigo, o autor discute a cidadania ontem e hoje, considerando-a um tema complexo porque supõe a igualdade e a autonomia dos sujeitos. Ele tem como referência a escola republicana francesa, deliberadamente pensada como a escola da cidadania. A partir de uma retrospectiva histórica de movimentos que caracterizam a construção da escola republicana, tecida sob a influência da Igreja, o autor desvela contradições e paradoxos desse processo. Sua reflexão mostra que a educação foi configurando-se por uma forma escolar particular, que denomina de "programa institucional", e que, em decorrência das mutações recentes do Estado-nação, este implicou transformações da própria natureza do trabalho sobre outrem. Por fim, o autor desenvolve um modelo de cidadania pós-nacional e pós-institucional, delineando apostas em torno das quais se constituiriam as novas figuras de uma "formação cidadã."

cidadania; instituições educativas; educação escolar


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br