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Educação Infantil em museus de arte, ciência e história

Young children's education in museums of art, science and history

RESUMO

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado que investigou o público de Educação Infantil em museus de arte, ciência e história1 1 A pesquisa foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. . Apresentamos parte dos achados da pesquisa no que se refere a como as crianças reagem a essa experiência. Para tanto, foi priorizada a abordagem de pesquisa qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de tipologias distintas, localizados na cidade do Rio de Janeiro. Questionário online, observação, entrevista e análise documental foram utilizados como ferramentas metodológicas. A reflexão acerca da formação humana, pautada nas experiências em meio à cultura e às manifestações culturais, artísticas e estéticas teve como alicerce as perspectivas teóricas de autores da área da Educação, Infância, Estética e Museologia que contribuíram para o constructo teórico da pesquisa. Os resultados apontam que a experiência das crianças nos espaços museais se constitui na interação com outros (pares, mediadores, professores) e com as manifestações, registros e celebração das diferentes formas de viver e estar no mundo. Conclui-se que, por meio de mediações e ações educativas adequadas, os museus podem ser compreendidos enquanto meio – experimental e criativo – profícuo para promover às crianças o encontro com a cultura.

Palavras-chave:
Infância; Educação Infantil; Museus

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