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Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar1 1 O desenvolvimento da pesquisa contou com o financiamento da Agência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) — bolsa de Mestrado.

Teachers' emotions in relation to the school inclusion process

RESUMO

O artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender as emoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e ao aluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferia do Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistas estruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Os dados foram categorizados segundo as vivências das participantes como alunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar da presença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio de emoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança, frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectos cognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusão escolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusive pelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidade de utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação do trabalho docente.

Palavras-chave:
Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski

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