Acessibilidade / Reportar erro

Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco

Knowledges and professionality of the Water Pedagogy course graduates: a focus on the early training

RESUMO

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como egressos do curso de Pedagogia constroem sua profissionalidade docente, no contexto de educação rural ribeirinha amazônica. O estudo insere-se no entrecruzamento das temáticas de formação docente, profissionalidade docente e educação ribeirinha. O referencial teórico assenta-se nos estudos de Roldão (2005)ROLDÃO, M. do C. Formação de professores, construção do saber profissional e cultura da profissionalização: que triangulação? In: ALONSO, L.; ROLDÃO, M. do C. (Orgs.). Ser professor de 1º ciclo - construindo a profissão. Braga: CESC/Almedina, 2005. p. 13-26.; Contreras (2002)CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.; Tardif (2002)TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.; Nóvoa (1999)NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999. e Chakur (2001)CHAKUR, C. R. de S. L. Desenvolvimento profissional docente: contribuições de uma leitura piagetiana. Araraquara, SP: JM, 2001.. Para a coleta dos dados, foram realizados junto aos egressos do curso de Pedagogia das Águas, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará, dois grupos focais. Após a coleta e transcrição dos dados, eles foram agrupados e analisados por meio de categorias a posteriori, fazendo uso do referencial teórico-metodológico adotado para a pesquisa. Os resultados da investigação mostraram o lugar ocupado pelos conhecimentos advindos da formação acadêmica e dos saberes construídos na e pela prática profissional. Indicaram que essas duas modalidades de conhecimentos ainda não se articularam, uma vez que os participantes valorizaram mais a prática do que a teoria.

Palavras-chave:
Educação ribeirinha; Profissionalidade docente; Formação docente

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br