Acessibilidade / Reportar erro

Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)1 1 Discussão inicial sobre o tema foi apresentada pelas autoras no Painel “Cultura material escolar: industria y renovación escolar”, integrado à programação do XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - CIHELA, organizado pela Sociedad Uruguaya de Historia de la Educación | SUHE e realizado em Montevideo / Uruguay entre 28 de fevereiro e 3 de março de 2018. As pesquisas que estão na origem desta produção recebem apoio financeiro e institucional do CNPq, da CAPES, da FAPESC / UDESC e da UFPR.

Arranged sales: forms of supplying public elementary schools (in the late 19th and early 20th centuries)

RESUMO

Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem em investigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramos na identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária. Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). Sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.

Palavras-chave:
Provimento Material Escolar; Cultura Material Escolar; Instrução Primária

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br