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Uma leitura ambivalente sobre a adoção de uma base curricular nacional: para fazer justiça à reflexividade da filosofia da educação 1 1 Artigo apresentado em Mesa-redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular, no Seminário Ensino Médio: desafios e possibilidades para o processo educativo, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, em julho de 2016.

An ambivalent reading about the adoption of a national curricular base: doing justice to the reflexivity of the philosophy of education

RESUMO

O presente artigo pretende verificar em que medida a adoção de uma base curricular nacional poderia ser justificada ante a pretensão de qualificar e universalizar a educação brasileira, e em que medida poderia ser preterida por não fazer jus a nossa multifacetada realidade educacional. O primeiro enfoque chama a atenção para o potencial emancipador e universal da educação em tensionamento com certa perspectiva teórica que acentua as diferenças do humano e privilegia as contingências contextuais. O segundo, problematiza a proposta de formulação de uma base comum curricular, destacando algumas contradições que justificariam sua polêmica e suposta ilegitimidade diante do atual cenário nacional.

Palavras-chave:
Educação; Universalidade; Base Curricular Nacional

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